Contato

Saiba mais sobre sua doença

Blog

Câncer no Intestino, o tratamento precoce salva vida

Um alerta para redobrar os cuidados, pois o diagnóstico precoce
aumenta a chance de cura

Nos últimos meses, alguns casos de câncer de intestino em pessoas famosas foram noticiados e, pela notoriedade e a brevidade da divulgação entre os diagnósticos, foi emitido um sinal de alerta para a população em geral, principalmente adultos, a partir dos 40 anos.  

O caso mais famoso entre eles foi do rei do futebol, que tratava o tumor desde setembro de 2021 e a notícia de sua morte foi mundialmente divulgada. Exemplos ainda como Preta Gil, a cantora Simoni e o ídolo do Vasco, Roberto Dinamite fez com que os brasileiros voltassem o olhar para um aumento na prevalência dos casos em adultos jovens.  

Essa doença se desenvolve no intestino grosso e é denominada de câncer do cólon e do reto. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) registram, no Brasil, 40 mil novos casos de câncer colorretal por ano. Ele é um dos tumores mais frequentes na população brasileira, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma e dos tumores de mama e próstata. 

“Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos). É seguido pelo de mama feminina (10,5%); depois, próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).” 

Se, no passado, esse tipo de tumor afetava, predominantemente, pessoas acima dos 50 anos, atualmente, a idade já não é o fator de risco mais preponderante. De acordo com um estudo de 2021 da American Cancer Society (ACS), a incidência do câncer de intestino entre jovens está aumentando. O diagnóstico em adultos de 20 a 39 anos vem crescendo anualmente entre 1% e 2,4%, desde a década de 1980.  

A pandemia também tem afetado profundamente os diagnósticos e tratamentos de câncer. As colonoscopias (exame para saber a saúde do órgão) por exemplo, diminuíram 90% em 2022.  

Quais são as causas do câncer no intestino? 

O câncer no intestino possui mecanismos de carcinogênese (como se forma o câncer) bem definidos, com uma série de alterações genéticas na mucosa do intestino. 

É um tumor que se desenvolve lentamente e de forma silenciosa, principalmente, a partir dos 50 anos. Isso acontece devido a formação dos pólipos, que demora cerca de 10 anos e eles podem se tornar malignos à medida que o tempo passa. 

Quais fatores aumentam o risco? 

  • Fatores hereditários: 

Os fatores hereditários podem ser considerados para a ocorrência desse tipo de câncer, e o histórico familiar pode apontar pessoas que fazem parte do grupo com as maiores chances de desenvolver a doença, porém, esse tipo de tumor também está ligado a fatores externos e ambientais como obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo exagerado de álcool, entre outros. 

  • Má alimentação: 

Os maus hábitos alimentares, em especial, ao consumo excessivo de produtos industrializados, carnes processadas e vermelhas, gordura de animais e alimentos ultraprocessados. Além disso, dietas pobres em fibra, como frutas e vegetais, também contribuem para o aumento do risco. 

  • Obesidade: 

Assim como em vários outros tipos de câncer, o excesso de gordura corporal é apontado como um dos fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer no intestino. Esse excesso provoca uma série de inflamações e aumento dos níveis de alguns hormônios que contribuem para o desenvolvimento de células cancerígenas. 

  • Outros fatores: 

Alguns outros hábitos também contribuem para a incidência do câncer de intestino, como a falta de exercícios físicos regulares e o consumo de drogas, como o cigarro e o álcool. 

Outro ponto importante é que algumas doenças inflamatórias do intestino, como a retocolite ulcerativa, aumentam o risco de câncer, assim como outras doenças hereditárias também podem contribuir para a sua incidência. 

Doença silenciosa 

O câncer do intestino também é conhecido por ser uma doença silenciosa, pois, muitas vezes, não apresenta sintomas no início. A falta de sinais precoces pode dificultar o diagnóstico e o tratamento da doença.  

Quais são os sintomas mais comuns? 

  • Cólica ou dor abdominal; 
  • Sensação de fadiga e fraqueza;  
  • Alteração nos hábitos intestinais, como diarreia, constipação ou estreitamento das fezes, que perdura por alguns dias; 
  • Mesmo após a evacuação, não há sensação de alívio, parecendo que nem todo conteúdo fecal foi eliminado (sintoma especialmente sugestivo nos casos de câncer de reto); 
  • Sangramento retal (o sangue costuma ser bem vermelho e brilhante); 
  • Presença de sangue nas fezes, tornando sua coloração marrom-escura ou preta; 
  • Perda de peso sem motivo aparente. 

No entanto, esses sintomas também podem ser causados por outras condições, o que torna ainda mais importante realizar exames regularmente. 

Para a proctologista Luciana Barbosa, “o maior desafio para enfrentar a doença é a conscientização da importância do diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, para isso, é preciso manter os exames sempre em dia e, mesmo sem qualquer sinal, procurar o médico especialista a partir dos 45 anos”, explica Luciana. 

Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para vencer a doença  

Atualmente, com os avanços da medicina e dos conhecimentos sobre a prevenção do câncer no intestino, existem muitas possibilidades de vencer essa doença. É possível, por meio de exames como a colonoscopia, identificar a presença dos pólipos precocemente e retirá-los, aumentando a chance da doença não se desenvolver. 

Outro ponto importante é avaliar o histórico familiar desse tipo de câncer. Quando há parentes de 1º grau, como pais ou irmão com a doença, o exame de colonoscopia deve ser realizado mais precocemente. 

A colonoscopia é um exame recomendado para pessoas acima de 45 anos ou com histórico familiar de câncer do intestino. É importante estar atento a qualquer sinal ou sintoma suspeito e procurar ajuda médica imediatamente, pois isso diminui as chances de ter câncer intestinal. 

Tratamento contra o câncer no intestino  

O câncer colorretal é uma doença tratável e frequentemente curável. Como opções de tratamentos, dependendo do tamanho do tumor, pode ser via colonoscopia, com a ressecção do tumor ou, em outros casos, em tamanho e profundidade maior, há necessidade de intervenção cirúrgica, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos dentro do abdômen. Demais alternativas incluem a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor. Apenas um médico especialista poderá dizer qual o melhor caminho a seguir. 

O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas. 

Após o tratamento, é importante realizar o acompanhamento médico para monitoramento de possíveis recidivas ou novos tumores. 

Vale lembrar que o câncer é uma doença complexa, que pode exigir abordagens diferentes de caso a caso. Por isso, toda a definição do tratamento, bem como das condutas terapêuticas e do tipo de cirurgia realizada, depende do momento da detecção da doença. Não adie o exame preventivo. Pergunte ao seu médico o que é mais adequado para você. 

Sobre o Instituto Prata de Ortopedia e Especialidades 

O INSTITUTO PRATA DE ORTOPEDIA é muito mais que uma clínica especializada, mas sim, um verdadeiro centro médico de excelência que atende cerca de 20 especialidades visando o bem-estar, comodidade e o tratamento integrado especializado em diversas áreas da saúde. 

O objetivo sempre foi atendimento especializado e diferenciado em ORTOPEDIA e FISIOTERAPIA, e, pela atuação com excelência, rapidamente, a estrutura ganhou espaço e notoriedade na região.  

Pelo reconhecimento, o corpo médico passou a contar com outras especialidades para concentrar, em um único lugar, especialistas renomados em diversas áreas médicas de atuação. A ideia era facilitar o acesso ao paciente e, mais do que isso, dar segurança e tranquilidade pela credibilidade já conquistada. 

Com isso, o nome INSTITUTO foi pensado na ampliação da clínica para diversas especialidades e passa a ter, no mesmo espaço, diversas áreas do conhecimento da saúde. 

O INSTITUTO PRATA conta com uma equipe COMPLETA de ORTOPEDIA, atendendo em todas as suas especialidades, como: OMBRO e COTOVELO, MÃO, COLUNA, ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, QUADRIL, ONCOLOGIA, JOELHO, PÉ e TORNOZELO. 

Conta também, com reconhecidos profissionais em ENDOCRINOLOGIA, NUTRIÇÃO, ACUPUNTURA, GERIATRIA, PROCTOLOGIA, FISIOTERAPIA, RPG, PILATES, REUMATOLOGIA, EDUCAÇÃO ESPORTIVA e, mais recentemente, PSICOLOGIA.  

Sempre oferecendo soluções em atendimento de forma HUMANIZADA utilizando TÉCNICAS AVANÇADAS da medicina, com competência, ética e resolutividade. Esses são os princípios os quais norteiam o INSTITUTO PRATA. 
 

Sobre Luciana Barbosa, Proctologista 

Especialista em Proctologia | Cirurgia Geral | Endoscopia 

• Membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia — SOBED ; 
• Membro da sociedade brasileira de Gastroenterologia — FBG; 
• Pós-graduada em Cirurgia Coloproctologia: Servidor Estadual de SP; 
• Residência médica em cirurgia Geral: Hospital Bandeirantes; 
• Residência médica em endoscopia e colonoscopia: Hospital das Clínicas/USP; 
• Especialista em Endoscopia e Colonoscopia pela Sociedade Brasileira de Endoscopia — SOBED; 
• Graduada pela Universidade de Medicina do Vale do Sapucaí — UNIVAS 

Fortalecimento da musculatura é uma das maneiras de evitar a artrose

O problema está acometendo também pessoas jovens. Entenda quais são os fatores de risco para desenvolver a doença. A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e

Veja Mais »

Alimentação, sol e atividade física garantem formação de ossos fortes

A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. Por isso é muito importante se cuidar e praticar alguma atividade física. Convidamos o ortodontista Maurício Querido e o reumatologista Cristiano Zerbini para falar sobre os ossos. Cerca de 90% da estrutura óssea é formada até os

Veja Mais »

Especialistas dão dicas para evitar as dores no joelho

Teste simples ajuda a descobrir a condromalácia patelar. Por que os nossos joelhos doem? A saúde do joelho foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (14). O ortopedista Wilson Mello explicou porque uma lesão no joelho pode atrapalhar a vida toda. Por isso, é importante tratar. O professor de jump Jonathan Mota deu dicas

Veja Mais »

Comer de 3 em 3 horas ou fazer 3 refeições ao dia?

É mito que comer de três em três horas ajuda a emagrecer.O que importa é o tipo de alimento e não o número de refeições. Quando o assunto é alimentação, lendas e mitos entram e saem de moda. Por exemplo, o que é mais saudável: comer de três em três horas ou fazer três refeições

Veja Mais »

Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Uso adequado evita problemas e os cuidados com as crianças deve ser redobrado.   A mochila é uma parte do vestuário usada por grande parte da população e que, geralmente, facilita para carregar maior quantidade de objetos e até os mais pesados, devido a sua estrutura.   Sejam as crianças com seus materiais escolares ou adultos com

Veja Mais »

O poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde 

Você sabe quais são os treinos de força e quais seus benefícios?  A cada dia as pessoas buscam os treinos para que possam também cuidar da saúde. Foi-se o tempo em que os exercícios físicos eram vistos apenas para manter um corpo em forma, hoje as pessoas utilizam a atividade para cuidar da mente, evitar

Veja Mais »

Contato

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER​

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar e receber nossas novidades!

Dr. Luís Gustavo Prata Nascimento
Diretor – Técnico Médico
CRM 97934

Este site foi construído de acordo com as normas técnicas ditadas pelo código de ética do Conselho Federal de Medicina. Desenvolvido por MARKETMED.