Contato

Saiba mais sobre sua doença

Blog

Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Uso adequado evita problemas e os cuidados com as crianças deve ser redobrado.  

A mochila é uma parte do vestuário usada por grande parte da população e que, geralmente, facilita para carregar maior quantidade de objetos e até os mais pesados, devido a sua estrutura.  

Sejam as crianças com seus materiais escolares ou adultos com pertences do trabalho e lazer, é a típica “bolsa” com mil e uma utilidades, usada por homens ou mulheres em qualquer situação, incluindo viagens e passeios. 

É preciso ter cuidado para s o uso? Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Muitas vezes, devido ao seu formato e tamanho, elas são utilizadas com muito peso, o que pode prejudicar a coluna e trazer consequências que vão exigir tratamento. 

Portanto, é importante que você ligue o sinal de alerta e fique atento ao peso e a forma como está carregando os seus pertences.  

A escolha da mochila é primordial, mas precisa ser usada corretamente, com as alças nos dois ombros, e se possível, ter um terceiro prendedor na cintura onde vai transferir a maior parte do peso, distribuindo mais adequadamente pelo corpo.

As mochilas e as crianças 

De acordo com o um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de peso carregado nas mochilas escolares em combinação com o esforço repetitivo na infância e adolescência ocasionam 70% dos problemas de coluna no adulto.   

Em alguns casos, é indicado conversar com a escola para providenciar um local para guardar o material escolar diário ou diminuir a quantidade do peso para que esteja adequado à criança.  

A grande quantidade de materiais e seus respectivos livros e objetos escolares contribuem para as mochilas ficarem muito pesadas, o que, segundo o ortopedista pediátrico Fabiano Prata Nascimento “pode causar sobrecarga e, consequentemente, má postura (hipercifose, ombros fletidos, hiperlordose cervical), dores na coluna além da diminuição da altura dos discos vertebrais lombares, podendo acarretar uma degeneração mais precoce. 

Em casos mais graves, a situação pode evoluir para hérnia de disco e artrose, numa idade anterior àquela em que se teria do desgaste natural. 

Para as crianças, essa situação se agrava, pois além do disco ainda há a cartilagem de crescimento das vértebras, que também podem ser afetadas pela compressão causada com o excesso de peso, alerta Dr Fabiano Prata. 

Para todas as idades: qual o peso ideal das mochilas? 

Assim como para as crianças, não é indicado para os adultos que a mochila exceda de 10% a 15% do peso do corpo, não devendo ultrapassar 20% pois pode causar sérios problemas.  

A coluna é composta por 33 vértebras, e, basicamente elas têm duas funções, a primeira serve como sustentação da estrutura corporal e a segunda para a condução das estruturas nervosas por meio do canal vertebral e dos foramens intervertebrais. 

A coluna é uma estrutura vulnerável, pois existem desvios em suas curvaturas (cervical, torácica, lombar e pélvica), podendo então ocasionar dores ou lesões de pequena ou grande complexidade. 

renomado. Com o passar do tempo, a tendência é que essas dores e lesões se agravem caso não tenham tratamento adequado, portanto é sempre indicado e importante, ao sentir dores ou incômodo, procurar um profissional ortopedista ou fisioterapeuta para os cuidados necessários. 

A mochila ideal  

Ela não pode passar a altura dos ombros e a largura não pode ultrapassar a largura do tronco. É importante andar com as duas alças, não deixar a bolsa pendurada em apenas um braço, pois também pode ocasionar lesões e o peso não fica balanceado.  

Aos que colocam a mochila na frente do corpo por questão de segurança, também é indicado não haver sobrecarga e não prolongar o uso inadequado por muito tempo. 

Outra opção é o uso com rodinhas, principalmente para carregar o material escolar, desde que a criança não tenha que subir e descer escadas com a mala na mão, pois esse momento pode ser mais prejudicial do que a própria mochila. 

É importante os pais ficarem atentos ao peso que os pequenos carregam, pois o comprometimento e as dores podem não aparecer de imediato e, sim, a longo prazo, em que os danos fiquem mais difíceis de sanar ou até serem irreversíveis… 

O Instituto Prata de Ortopedia e Especialidades tem especialistas qualificados para tratar e prevenir problemas na coluna ou tratamentos para suas dores e lesões. Além disso, tem uma equipe de fisioterapeutas, acupunturistas, preparadores físicos e profissionais capacitados para treinamento de pilates e RPG.  

Sobre o Instituto Prata de Ortopedia e Especialidades 

O INSTITUTO PRATA DE ORTOPEDIA é muito mais que uma clínica especializada, mas sim, um verdadeiro centro médico de excelência que atende mais de 20 especialidades visando o bem-estar, comodidade e o tratamento especializado em diversas áreas da saúde. 

Apesar de ser fundado em 2019, as atividades iniciaram em 2010 em uma clínica particular em que o Dr. LUIS GUSTAVO PRATA NASCIMENTO e sua equipe já atuavam na Rua das Monções, Santo André – SP. 

O objetivo do grupo sempre foi atendimento especializado e diferenciado em ORTOPEDIA e FISIOTERAPIA, e, pela atuação com excelência, rapidamente, a estrutura ganhou espaço e notoriedade na região.  

Pelo reconhecimento, o corpo médico passou a contar com outras especialidades para concentrar, em um único lugar, especialistas renomados em diversas áreas médicas de atuação. A ideia era facilitar o acesso ao paciente e, mais do que isso, dar segurança e tranquilidade pela credibilidade já conquistada. 

O objetivo foi dar ainda mais espaço para outras especialidades e transferir o já conceituado nome da clínica para profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação. 

Com isso, o nome INSTITUTO foi pensado na ampliação da clínica para diversas especialidades e passa a ter, no mesmo espaço, diversas áreas do conhecimento da saúde. 

O INSTITUTO PRATA conta com uma equipe COMPLETA de ORTOPEDIA, atendendo em todas as suas especialidades, como: OMBRO e COTOVELO, MÃO, COLUNA, ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, QUADRIL, ONCOLOGIA, JOELHO, PÉ e TORNOZELO. 

Conta também, com reconhecidos profissionais em ENDOCRINOLOGIA, NUTRIÇÃO, ACUPUNTURA, GERIATRIA, PROCTOLOGIA, FISIOTERAPIA, RPG, PILATES, REUMATOLOGIA, EDUCAÇÃO ESPORTIVA e, mais recentemente, PSICOLOGIA.  

Sempre oferecendo soluções em atendimento de forma HUMANIZADA utilizando TÉCNICAS AVANÇADAS da medicina, com competência, ética e resolutividade. Esses são os princípios os quais norteiam o INSTITUTO PRATA. 
 

Sobre Prof. Dr. Fabiano Prata Nascimento 

– Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP; 
– Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa/SP; 
– Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica — SBOP; 
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia — SBOT; 
– Membro AOAlumniAssociation; 

– Professor afiliado da Faculdade de Medicina ABC 

– Atuou como coordenador do Hospital Mario Covas  

– Atuou como preceptor da residência de Ortopedia e Traumatologia da Medicina ABC. 
– Pós-graduado em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica pela Santa Casa/SP; 
– Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia; 
– Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina ABC. 

Fortalecimento da musculatura é uma das maneiras de evitar a artrose

O problema está acometendo também pessoas jovens. Entenda quais são os fatores de risco para desenvolver a doença. A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e

Veja Mais »

Alimentação, sol e atividade física garantem formação de ossos fortes

A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. Por isso é muito importante se cuidar e praticar alguma atividade física. Convidamos o ortodontista Maurício Querido e o reumatologista Cristiano Zerbini para falar sobre os ossos. Cerca de 90% da estrutura óssea é formada até os

Veja Mais »

Especialistas dão dicas para evitar as dores no joelho

Teste simples ajuda a descobrir a condromalácia patelar. Por que os nossos joelhos doem? A saúde do joelho foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (14). O ortopedista Wilson Mello explicou porque uma lesão no joelho pode atrapalhar a vida toda. Por isso, é importante tratar. O professor de jump Jonathan Mota deu dicas

Veja Mais »

Comer de 3 em 3 horas ou fazer 3 refeições ao dia?

É mito que comer de três em três horas ajuda a emagrecer.O que importa é o tipo de alimento e não o número de refeições. Quando o assunto é alimentação, lendas e mitos entram e saem de moda. Por exemplo, o que é mais saudável: comer de três em três horas ou fazer três refeições

Veja Mais »

Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Uso adequado evita problemas e os cuidados com as crianças deve ser redobrado.   A mochila é uma parte do vestuário usada por grande parte da população e que, geralmente, facilita para carregar maior quantidade de objetos e até os mais pesados, devido a sua estrutura.   Sejam as crianças com seus materiais escolares ou adultos com

Veja Mais »

O poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde 

Você sabe quais são os treinos de força e quais seus benefícios?  A cada dia as pessoas buscam os treinos para que possam também cuidar da saúde. Foi-se o tempo em que os exercícios físicos eram vistos apenas para manter um corpo em forma, hoje as pessoas utilizam a atividade para cuidar da mente, evitar

Veja Mais »

Contato

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER​

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar e receber nossas novidades!

Dr. Luís Gustavo Prata Nascimento
Diretor – Técnico Médico
CRM 97934

Este site foi construído de acordo com as normas técnicas ditadas pelo código de ética do Conselho Federal de Medicina. Desenvolvido por MARKETMED.