O problema está acometendo também pessoas jovens. Entenda quais são os fatores de risco para desenvolver a doença.
A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.
Na artrose, a membrana sinovial passa a produzir o líquido com menor capacidade lubrificante, que agrava ainda mais o desgaste. O reumatologista e fisiatra, Dr. José Santarém, e o ortopedista, Dr. Moisés Cohen, estão no Bem Estar desta quinta-feira (15) para fazer um alerta de como se proteger deste problema.
Quando os ossos estão sem a proteção da cartilagem, o atrito entre eles gerar dor, inchaço e limitação funcional. Ela pode se manifestar em qualquer articulação, mas é mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadris. A doença não tem cura.
Há componentes genéticos na causa do problema, por isso, quem tem histórico deve ficar atento. A artrose pode se manifestar precocemente e é classificada como um processo degenerativo.
Os tratamentos podem retardar a progressão da doença – alguns medicamentos têm essa proposta, mas não está comprovado, aliviar a dor e melhorar a função articular.
Fonte: g1.globo.com/bemestar