Contato

Saiba mais sobre sua doença

Blog

Mitos e Verdades da Fisioterapia

O papel da fisioterapia na reabilitação de pacientes

O tratamento é essencial para recuperação de lesões, internações ou cirurgias.

O papel da fisioterapia na reabilitação de pacientes sempre foi essencial, seja para a recuperação de lesões, nas internações ou na recuperação pós-cirúrgica. Entretanto, apenas há alguns anos, tem ganhado cada vez mais reconhecimento entre os pacientes e espaço significativo necessário para a reabilitação.

A fisioterapia é um tratamento não invasivo e contribui para restaurar mobilidade, força e flexibilidade do corpo e, de acordo com cada situação, trata diretamente na individualidade e necessidade de cada paciente.

Entre as funções do tratamento, contribui no alívio da dor, reabilita pacientes pós-cirúrgico, fortalece músculos e tendões, melhora a postura, mobilidade e o equilíbrio, previne lesões e pode atuar também em distúrbios respiratórios.

Atualmente, é praticamente senso comum o quanto é imprescindível para a recuperação e manutenção da funcionalidade do corpo humano, seja no pós-operatório de cirurgias ortopédicas, seja para fortalecimento de músculos ou reabilitações.

Graus das lesões musculares e tratamento da fisioterapia na reabilitação

O tratamento personalizado adaptando cada atividade ou exercício para a condição do paciente é a grande vantagem e benefício que a fisioterapia traz à evolução do paciente.

Existem diferentes níveis (graus) de lesões bem como, situações diferentes para cada condição física, idade, na resposta do organismo e outras condições que variam de acordo com cada pessoa. Portanto, apenas um fisioterapeuta vai saber indicar os melhores exercícios e tratamento para cada situação na reabilitação;

Grau 1: Neste grau, a lesão atinge 5% do músculo, gerando uma perda de resistência pequena. Causa uma dor leve e em um ponto específico. Por exemplo: uma pequena hemorragia.

Grau 2: Neste grau, o músculo atingido pela lesão está entre 5% e 50%. Diferentemente do grau 1, este grau tem uma redução maior da funcionalidade muscular, causando uma dor razoável ao indivíduo.

Grau 3: Uma lesão muscular significativa. Ocorre quando há uma ruptura em grande parte do músculo ou em todo o músculo, atingindo mais de 50% da área. Isso resulta em uma perda funcional considerável e um defeito palpável pode ser sentido. A dor associada à lesão geralmente varia de moderada a intensa, acompanhada por edemas pronunciados e uma grande hemorragia.

A fisioterapia e lesões esportivas

No contexto esportivo, a ocorrência de lesões é influenciada por diversos fatores e restrições que interagem de maneiras complexas.

Por exemplo, quando se trata de lesões nos músculos isquiotibiais em atletas, é possível descrever o processo como resultado da interação entre fatores como flexibilidade, força, fadiga, lesões prévias e a própria arquitetura do sistema musculoesquelético. Ou seja, percebe-se que que não existe um único fator de risco, mas sim uma combinação de fatores que podem estar envolvidos no condicionamento físico de cada um e no histórico do desenvolvimento de lesões do atleta.

Entretanto, seja qual for a condição preestabelecida, vai variar o tipo de tratamento ou foco fisioterapêutico, mas uma vez enfatizando que as sessões devem ser individualizadas e após uma avaliação do profissional.

Reabilitação cirúrgicas

De modo geral, pode-se dizer que cirurgias ortopédicas têm como função aliviar a dor, corrigir deformidades, recuperar lesões e melhorar o movimento dos pacientes, entretanto, a recomendação da fisioterapia permite uma reabilitação mais adequada e mais rápida para o paciente.

Nessas situações, o fisioterapeuta pode recorrer aos aparelhos de correntes elétricas de baixa frequência que vão contribuir para a cicatrização dos tecidos, diminuir o surgimento de cicatrizes e/ou aderências e na redução ou eliminação de dores, edemas e hematomas.

Tanto quanto a essas funções, o tratamento também vai dar ao paciente o fortalecimento necessário para a reabilitação da área lesionada em que foi realizado o procedimento e acelerar o processo completo de recuperação.

Veja dicas importantes para recuperação de lesões

1 – Siga as orientações do seu médico e do fisioterapeuta:

Não adianta querer acelerar o processo de recuperação pois corre-se o risco de comprometer o que já foi feito ou a própria evolução. Querer antecipar a volta às atividades normais pode ser um complicador sério, em que, dependendo da situação, pode fazer a lesão ficar pior do que estava antes do procedimento.

2 – Mantenha uma alimentação adequada:

Para melhorar o processo de recuperação, é fundamental adotar uma alimentação saudável. Se você está reduzindo a intensidade dos exercícios, é recomendado cortar ou diminuir o consumo de alimentos gordurosos, calóricos ou pouco nutritivos.

No entanto, não é indicado adotar dietas radicais, pois o corpo precisa de calorias e alimentos específicos que ajudam na recuperação das forças. Muitas vezes, é necessária mais energia do durante o período de recuperação. A ingestão de proteínas, por exemplo, é especialmente importante, pois elas se desdobram em aminoácidos, que são fundamentais para a reparação do tecido muscular. Do mesmo modo, certifique-se de incluir uma fonte de proteína em todas as refeições, como por exemplo: frango, ovos, peixe ou feijão.

3 – Reduza o estresse:

O estresse libera hormônios que afetam negativamente a cura e a recuperação do corpo. Praticar ioga, meditação ou fazer uma caminhada tranquila, em um ambiente natural e agradável, são maneiras de aliviar o estresse e contribuir para uma recuperação mais saudável.

4 – Faça alongamentos:

Fazer alongamentos tem um efeito relaxante na mente e no corpo, ajudando a acelerar o processo de recuperação muscular. Incorpore um programa de alongamento rápido e fácil à sua rotina. Isso ajudará a reduzir qualquer rigidez muscular e acelerará a recuperação muscular.

5 – Descanse:

O corpo e a mente precisam estar em sintonia e acompanhar o momento de recuperação. É melhor ficar o período necessário parado a ver todo o processo evolutivo regredir por não ter feito as melhores escolhas. Respeite os limites do corpo.

Mitos e verdades sobre lesões ósseas

Mito: Anti-inflamatórios ajudam a recuperação muscular

Verdade: Em tratamento de lesões, os anti-inflamatórios podem reduzir o inchaço e aliviar a dor. Porém, se usados continuamente ou no auge do processo inflamatório, corre-se o risco de atrasar a reparação tecidual e, assim, a recuperação da lesão. 

Mito: “Gelo acelera a recuperação de lesões”.

Verdade: A aplicação de gelo reduz o inchaço e alivia a dor. Contudo, o uso indiscriminado de gelo pode retardar o processo de recuperação, já que pode diminuir o fluxo sanguíneo na região lesionada. 

Mito: “Quanto maior o tempo de repouso mais rápida a recuperação”.

Verdade: O repouso é importante, principalmente, na fase inicial da lesão, onde o tecido cicatricial ainda está se conectando à falha muscular. Entretanto, exercícios leves, desde que orientados por um fisioterapeuta, podem ajudar a manter o fluxo sanguíneo na região lesionada e acelerar o processo de recuperação. 

Mito: “A massagem auxilia a recuperação de lesões”.

Verdade: A massagem pode sim ajudar a aliviar a dor e a tensão muscular. Porém, em alguns casos, as massagens podem piorar a lesão, sendo sempre indicado a orientação de um profissional da saúde antes da realização desta pratica. 

Agende sua consulta ou Fisioterapia:

Agende sua consulta aquiInstituto Prata de Ortopedia

Sobre Instituto Prata:

OINSTITUTO PRATA de ORTOPEDIA e ESPECIALIDADES, foi fundado em 2019, mas as atividades iniciaram em 2010 em uma clínica particular em que o Dr. LUIS GUSTAVO PRATA NASCIMENTO e sua equipe já atuavam na Rua das Monções, Santo André – SP.  

O objetivo do grupo sempre foi atendimento especializado e diferenciado em ORTOPEDIA e FISIOTERAPIA, e, pela atuação com excelência, rapidamente, a estrutura ganhou espaço e notoriedade na região.  

Pelo reconhecimento, o corpo médico passou a contar com outras especialidades para concentrar, em um único lugar, especialistas renomados em diversas áreas médicas de atuação. A ideia era facilitar o acesso ao paciente e, mais do que isso, dar segurança e tranquilidade pela credibilidade já conquistada. 

O objetivo era dar ainda mais espaço para outras especialidades e transferir o já renomado nome da clínica para profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação. 

Com isso, o nome INSTITUTO foi pensado na ampliação da clínica para diversas especialidades e passa a ter, no mesmo espaço, diversas áreas do conhecimento da saúde. 

INSTITUTO PRATA de ORTOPEDIA e ESPECIALIDADES conta com uma equipe COMPLETA de ORTOPEDIA, atendendo em todas as suas especialidades, como: OMBRO e COTOVELO, MÃO, COLUNA, ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, QUADRIL, ONCOLOGIA, JOELHO, PÉ e TORNOZELO. 

Conta também com reconhecidos profissionais em ENDOCRINOLOGIA, HOMEOPATIA, NUTRIÇÃO, ACUPUNTURA, PROCTOLOGIA, FISIOTERAPIA, PEDIATRIA, RPG, PILATES, REUMATOLOGIA, EDUCAÇÃO ESPORTIVA e, mais recentemente, PSICOLOGIA.  

Sempre oferecendo soluções em atendimento de forma humanizada com a utilização de técnicas avançadas da medicina, com competência, ética e resolutividade. Esses são os princípios os quais norteiam o INSTITUTO PRATA

Fortalecimento da musculatura é uma das maneiras de evitar a artrose

O problema está acometendo também pessoas jovens. Entenda quais são os fatores de risco para desenvolver a doença. A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e

Veja Mais »

Alimentação, sol e atividade física garantem formação de ossos fortes

A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. Por isso é muito importante se cuidar e praticar alguma atividade física. Convidamos o ortodontista Maurício Querido e o reumatologista Cristiano Zerbini para falar sobre os ossos. Cerca de 90% da estrutura óssea é formada até os

Veja Mais »

Especialistas dão dicas para evitar as dores no joelho

Teste simples ajuda a descobrir a condromalácia patelar. Por que os nossos joelhos doem? A saúde do joelho foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (14). O ortopedista Wilson Mello explicou porque uma lesão no joelho pode atrapalhar a vida toda. Por isso, é importante tratar. O professor de jump Jonathan Mota deu dicas

Veja Mais »

Comer de 3 em 3 horas ou fazer 3 refeições ao dia?

É mito que comer de três em três horas ajuda a emagrecer.O que importa é o tipo de alimento e não o número de refeições. Quando o assunto é alimentação, lendas e mitos entram e saem de moda. Por exemplo, o que é mais saudável: comer de três em três horas ou fazer três refeições

Veja Mais »

Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Uso adequado evita problemas e os cuidados com as crianças deve ser redobrado.   A mochila é uma parte do vestuário usada por grande parte da população e que, geralmente, facilita para carregar maior quantidade de objetos e até os mais pesados, devido a sua estrutura.   Sejam as crianças com seus materiais escolares ou adultos com

Veja Mais »

O poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde 

Você sabe quais são os treinos de força e quais seus benefícios?  A cada dia as pessoas buscam os treinos para que possam também cuidar da saúde. Foi-se o tempo em que os exercícios físicos eram vistos apenas para manter um corpo em forma, hoje as pessoas utilizam a atividade para cuidar da mente, evitar

Veja Mais »

Contato

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER​

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar e receber nossas novidades!

Dr. Luís Gustavo Prata Nascimento
Diretor – Técnico Médico
CRM 97934

Este site foi construído de acordo com as normas técnicas ditadas pelo código de ética do Conselho Federal de Medicina. Desenvolvido por MARKETMED.