Contato

Saiba mais sobre sua doença

Blog

O poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde 

Você sabe quais são os treinos de força e quais seus benefícios? 

A cada dia as pessoas buscam os treinos para que possam também cuidar da saúde. Foi-se o tempo em que os exercícios físicos eram vistos apenas para manter um corpo em forma, hoje as pessoas utilizam a atividade para cuidar da mente, evitar ansiedade, depressão entre outras doenças mentais. 

Já é notório que são muitos benefícios para o corpo ao realizar atividades físicas, não se tratando mais somente da estética, contribui também para diminuir a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea, controlar a glicemia e a complicações da diabetes. 

Quem está acostumado com atividades, já notou que existe uma melhora significativa na disposição física, diminuição de dores lombares, melhora da qualidade de vida e até a prevenção de osteopenia (perda do cálcio e redução da massa nos ossos) e outras enfermidades. 

Você pode escolher o exercício que mais se identifica como corrida, caminhada, musculação, natação e até exercícios feitos em casa, que podem ser encontrados na internet, desde que orientados por um profissional.  

Ao se exercitar com algo que você gosta, deixa de ser uma obrigação para ser um momento de descontração e alívio das tensões do dia, trazendo melhores resultados. 

Para o especialista em Treinamento Desportivo, Luís Eduardo Valente, é importante buscar a orientação de um profissional qualificado, ‘pois o exercício mal executado pode, além de não trazer os benefícios naturais, ser prejudicial”. 

Valente enfatiza que o profissional vai prescrever “o programa de acordo com as condições físicas e respeitar os limites do corpo de cada um”, o que não coloca a pessoa em risco de ter lesões ou desgastes.  

Fique sempre atento a sua postura e às orientações adequadas e não caia em ciladas das redes sociais. 

Para quem é indicado os exercícios de força  

Ao ouvir a palavra força é possível conectá-la a exercícios pesados e que não são indicados para todas as pessoas e idade, certo? Errado.  

Os treinos de força são possíveis para todas as faixas etárias, pois, se executados com a orientação de um preparador físico, eles são cardiovasculares aeróbicos, ou seja, que tem movimentação de grandes grupos musculares por um período de tempo, levando ao aumento da frequência cardíaca e da respiração. 

Entretanto, nenhuma atividade física é indicada sem a realização de exames e orientação médica.  

No Instituto Prata você encontra profissionais da saúde, fisioterapeutas e preparadores físicos para realizar suas atividades com segurança e bem-estar. 

Qual o objetivo do treino de forças? 

O objetivo principal é aumentar a força muscular, porém, eles ainda auxiliam na memória e a impedir o declínio cognitivo (lembrar datas, fazer cálculos, planejar e executar algumas tarefas que antes eram feitas com facilidade).  

Separamos uma lista para mostrar o poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde: 

  1. Fará diferença estética no seu corpo;  
  1. Ajuda na manutenção do tecido ósseo; 
  1. Auxilia na redução de massa gorda; 
  1. Pode aumentar o poder do seu cérebro; 
  1. Previne a osteoporose; 
  1. Melhora da atividade cerebral, humor e cognição; 
  1. Melhora da postura; 
  1. Contribui para evitar ansiedade e depressão; 
  1. Diminui a pressão arterial 
  1.  Melhora a circulação sanguínea; 
  1.  Controlar a glicemia e a complicações da diabetes;  
  1. Previne doenças crônicas degenerativas. 

É importante que você realize treinos pelo menos dois dias por semana para ter resultados mais eficazes e o fortalecimento da musculatura previne lesões e reduz dores nas articulações (sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo). 

E claro, para qualquer vida saudável, deve-se sempre lembrar de ter uma boa alimentação e dormir bem.  

O preparador físico Luís Eduardo Valente o exercício de força “é essencial para fortalecer a musculatura, mesmo que a pessoa esteja envolvida em outras práticas esportivas”. 

Valente explica que “a partir dos 30 anos a musculatura diminui e, com o passar do tempo, as atividades simples podem se tornar difíceis, como subir uma escada por exemplo”.  

Agora que você já sabe o poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde procure o Instituto Prata para realizar sua consulta e fazer suas atividades com especialistas bem preparados. 

Sobre o Instituto Prata de Ortopedia e Especialidades 

O INSTITUTO PRATA DE ORTOPEDIA é muito mais que uma clínica especializada, mas sim, um verdadeiro centro médico de excelência que atende mais de 20 especialidades visando o bem-estar, comodidade e o tratamento especializado em diversas áreas da saúde. 

Apesar de ser fundado em 2019, as atividades iniciaram em 2010 em uma clínica particular em que o Dr. LUIS GUSTAVO PRATA NASCIMENTO e sua equipe já atuavam na Rua das Monções, Santo André – SP. 

O objetivo do grupo sempre foi atendimento especializado e diferenciado em ORTOPEDIA e FISIOTERAPIA, e, pela atuação com excelência, rapidamente, a estrutura ganhou espaço e notoriedade na região.  

Pelo reconhecimento, o corpo médico passou a contar com outras especialidades para concentrar, em um único lugar, especialistas renomados em diversas áreas médicas de atuação. A ideia era facilitar o acesso ao paciente e, mais do que isso, dar segurança e tranquilidade pela credibilidade já conquistada. 

O objetivo foi dar ainda mais espaço para outras especialidades e transferir o já renomado nome da clínica para profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação. 

Com isso, o nome INSTITUTO foi pensado na ampliação da clínica para diversas especialidades e passa a ter, no mesmo espaço, diversas áreas do conhecimento da saúde. 

O INSTITUTO PRATA conta com uma equipe COMPLETA de ORTOPEDIA, atendendo em todas as suas especialidades, como: OMBRO e COTOVELO, MÃO, COLUNA, ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, QUADRIL, ONCOLOGIA, JOELHO, PÉ e TORNOZELO. 

Conta também, com reconhecidos profissionais em ENDOCRINOLOGIA, NUTRIÇÃO, ACUPUNTURA, GERIATRIA, PROCTOLOGIA, FISIOTERAPIA, RPG, PILATES, REUMATOLOGIA, EDUCAÇÃO ESPORTIVA e, mais recentemente, PSICOLOGIA.  

Sempre oferecendo soluções em atendimento de forma HUMANIZADA utilizando TÉCNICAS AVANÇADAS da medicina, com competência, ética e resolutividade. Esses são os princípios os quais norteiam o INSTITUTO PRATA.

Sobre Dr. Luis Gustavo Prata 

Médico ortopedista, formado pela Faculdade de Medicina do ABC há 22 anos, com residência médica e especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, área que se dedica e atua há quase 20 anos.  

Faz parte do Grupo de Cirurgia do Ombro e Cotovelo da Faculdade de Medicina do ABC, onde atua como assistente desde 2004. Desenvolvimento do curso de Mestrado em Medicina pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, concluído em 2008. As teses foram defendidas na área da Cirurgia do Ombro com o tema: “Tratamento da Pseudartrose do Colo Cirúrgico das Fraturas do Úmero”. 

Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa para realização do Doutorado pela Faculdade de Medicina do ABC.  

Sempre dedicado ao estudo e aprimoramento do conhecimento, busca atualização constante na área e, assim, pode oferecer aos pacientes o tratamento mais moderno, seguro e eficiente em doenças ortopédicas na área do Ombro e Cotovelo. 

Pela Faculdade de Medicina do ABC, atua constantemente nos Congressos Nacionais como palestrante e ministrando aulas para os alunos. Fez parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC) atuando como membro da Comissão de Prova de Título dos Residentes Especialistas na área do Ombro e Cotovelo de 2017 a 2019, sendo que nos 2 últimos anos exerceu o cargo de Presidente da Comissão responsável pela especialização dos médicos, de todo o país, referentes a essa área. Sempre atuando junto ao ensino acadêmico na área do Ombro e Cotovelo, escreveu alguns capítulos de livros e possui mais de 20 publicações de artigos em revistas ortopédicas nacionais e internacionais. 

Fortalecimento da musculatura é uma das maneiras de evitar a artrose

O problema está acometendo também pessoas jovens. Entenda quais são os fatores de risco para desenvolver a doença. A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e

Veja Mais »

Alimentação, sol e atividade física garantem formação de ossos fortes

A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. Por isso é muito importante se cuidar e praticar alguma atividade física. Convidamos o ortodontista Maurício Querido e o reumatologista Cristiano Zerbini para falar sobre os ossos. Cerca de 90% da estrutura óssea é formada até os

Veja Mais »

Especialistas dão dicas para evitar as dores no joelho

Teste simples ajuda a descobrir a condromalácia patelar. Por que os nossos joelhos doem? A saúde do joelho foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (14). O ortopedista Wilson Mello explicou porque uma lesão no joelho pode atrapalhar a vida toda. Por isso, é importante tratar. O professor de jump Jonathan Mota deu dicas

Veja Mais »

Comer de 3 em 3 horas ou fazer 3 refeições ao dia?

É mito que comer de três em três horas ajuda a emagrecer.O que importa é o tipo de alimento e não o número de refeições. Quando o assunto é alimentação, lendas e mitos entram e saem de moda. Por exemplo, o que é mais saudável: comer de três em três horas ou fazer três refeições

Veja Mais »

Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Uso adequado evita problemas e os cuidados com as crianças deve ser redobrado.   A mochila é uma parte do vestuário usada por grande parte da população e que, geralmente, facilita para carregar maior quantidade de objetos e até os mais pesados, devido a sua estrutura.   Sejam as crianças com seus materiais escolares ou adultos com

Veja Mais »

O poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde 

Você sabe quais são os treinos de força e quais seus benefícios?  A cada dia as pessoas buscam os treinos para que possam também cuidar da saúde. Foi-se o tempo em que os exercícios físicos eram vistos apenas para manter um corpo em forma, hoje as pessoas utilizam a atividade para cuidar da mente, evitar

Veja Mais »

Contato

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER​

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar e receber nossas novidades!

Dr. Luís Gustavo Prata Nascimento
Diretor – Técnico Médico
CRM 97934

Este site foi construído de acordo com as normas técnicas ditadas pelo código de ética do Conselho Federal de Medicina. Desenvolvido por MARKETMED.