Contato

Saiba mais sobre sua doença

Blog

Como tratar sintomas neurológicos pós-covid? 

É possível fazer reabilitação das funções cognitivas e restabelecer as perdas 

Consequências neuropsiquiátricas e neurológicos podem surgir por meio de efeitos diretos da infecção pelo COVID-19 no Sistema Nervoso Central (SNC). 

Diferente do que se imagina, uma vez que os pulmões são o primeiro lugar a sofrer infecção, o vírus SARS- CoV- 2 também possui atração por células do sistema nervoso central. 

Lembra que logo no início da pandemia muitas pessoas infectadas pelo vírus perderam paladar e olfato? Em alguns casos, esses foram os únicos sintomas. Estudos constataram que o vírus ataca células de sustentação, ou as chamadas células de suporte, que têm a função de nutrir e proteger às células nervosas desde o nascimento. 

As pessoas infectadas as duas variantes iniciais, Alfa e Beta, apresentavam 50% mais chances de perder o olfato ou o paladar. A Delta também foi quase tão ruim – 44% das pessoas foram afetadas, de acordo com o estudo. 

E não foi só isso, ainda como parte dessa chamada Covid Longa, algumas pessoas ainda apresentaram alterações no olfato, a ponto de comer uma laranja ou qualquer coisa e sentir gosto ou cheiros repulsivos ao sabor original. 

Natural que, no início, toda a comunidade científica tinha muitas dúvidas sobre a doença, tratamento, sintomas e sequelas. Porém, conformo o tempo foi passando e os estudos se consolidando, as respostas começaram a aparecer. 

Cientistas já formam quase um consenso ao dizer que o vírus da Covid pode afetar o cérebro e traz sintomas mais duradouros do que os esperados ou diagnosticados inicialmente.  

Pois é, com o tempo foi-se percebendo cada vez mais casos de sintomas pós-covid e, mesmo com a diminuição dos casos, ainda há muitos que sofrem o efeito da infecção pelo vírus, incluindo perda das funções cognitivas.  

Ao se instalar na região cerebral, o vírus acabou gerarando em muitos pacientes perda de memória, de atenção e até de linguagem, seja a curto ou longo prazo, além de dores de cabeça, confusão, depressão, ansiedade, sonolência diurna, libido, convulsões e até psicose.snc. 

Você se encaixa em um desses casos? Então precisa terminar de ler esse artigo… 

Como reconhecer os sintomas e tratá-los? 

Entre as consequências, uma das mais graves e complexas é a chamada Síndrome de Brain Fog, conhecida também como Névoa Cerebral. Essa síndrome causa confusões relacionadas ao cotidiano, como o esquecimento de tarefas simples e rotineiras, o que pode ser justificado devido ao estresse crônico, como uma proteção cerebral, que consequentemente fadiga, o que gera morte celular em regiões cerebrais importantes. 

Algumas estratégias para a melhora das funções cognitivas afetadas pelo Covid-19 é a reorganização das áreas cerebrais preservadas, por meio de estimulações. Essa Técnica chamada de Reabilitação Cognitiva. 

Um cérebro bem estimulado é capaz de aumentar a conexão entre as células nervosas, sinapses, melhorando consequentemente a memória e a capacidade de raciocínio, apresentando, portanto, uma melhor capacidade intelectual. 

O Sistema Nervoso Central é adaptável e pode prover mudanças morfológicas e funcionais em resultado a alterações ambientais ou danos provocados por doenças, lesões ou acidentes que afetam diretamente o cérebro, dessa forma, estímulos e treinos cognitivos podem tornar-se hábeis as funções comprometidas. 

Portanto, é importante dizer que mesmo havendo deslocamento de áreas neuronais para assumirem outras funções, entende-se que o cérebro é plástico e adaptável, até aqueles que já são adulto e formados. Essa capacidade do cérebro de alteração e adaptação recebe o nome de neuroplasticidade. 

O que é a reabilitação cognitiva? 

A reabilitação cognitiva é um tratamento não farmacológico que tem como objetivo estimular e diminuir: 

• As dificuldades cognitivas globais, como a atenção, linguagem, memória, função executiva), o que irá depender de cada paciente e de cada quadro  

• Melhorar ou amenizar as alterações de comportamento que pacientes com demência normalmente apresentam. 

• Retardar a progressão da doença e o declínio funcional. 

• Melhorar a autoestima e qualidade de vida do paciente. 

E como fazer a reabilitação das funções Cognitivas pós-covid 19? 

Como já foi dito anteriormente, consequências neuropsiquiátricas e neurológicos podem surgir por meio de efeitos diretos da infecção pelo COVID-19 no Sistema SNC. 

Para planejar uma intervenção de reabilitação das funções cognitivas é preciso realizar previamente uma Avaliação Neuropsicológica com instrumentos adequados. 

Essa análise que vai contribuir para a definição da necessidade de cada paciente e seu quadro clínico, de acordo com os resultados obtidos em sua avaliação. 

Importante ressaltar que alguns impactos no estado emocional e comportamental estão associados às sequelas pós-covid-19 e isso precisa ser diagnosticado e tratado, pois existe o risco de desenvolver doenças psicológicas. 

Portanto, é primordial o auxílio de um psicólogo efetivamente da TCC-cognitivo comportamental, que está apto a trabalhar com estratégias psicoterapêuticas efetivas, com foco no manejo e controle de sintomas em diferentes adoecimentos em relação a saúde mental para poder ser feito um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz. 

Dentro dessa situação e chegado a esse contexto, é necessário a intervenção de uma equipe multidisciplinar composta por: 

Psicólogo, Neuropsicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Educador Físico. 

Qual expectativa e o tempo para o estímulo cognitivo? 

Ao longo dos anos, o estudo e aplicação de estímulos cognitivos estão trazendo resultados positivos e significativos para os pacientes que recorrem ao tratamento, e, com as pessoas que buscam o tratamento por consequência de ter contraído o vírus SARS- CoV- 2 não é diferente. 

Nos casos de sintomas leves, a recuperação acontece sem a necessidade de intervenções específicas ou reabilitação. Já os casos mais moderados ou graves, necessitam de tratamento mais duradouro e prolongado.  

A progressão do paciente é feita com estímulos que “reconecta” os neurônios. É como a prática de exercícios cerebrais, que estimula o cérebro e devolve ao paciente novas sinapses substituindo as que foram destruídas pelo vírus. 

A neuropsicóloga Cristina Moreira, que atende no Instituto Prata de Ortopedia, explica que “a reabilitação de cada paciente vai depender do diagnóstico de cada um e como as funções cognitivas foram afetadas, porém, com o especialista habilitado a exercer esse “treino” é possível alcançar resultados significativos”. 

Sobre Cristina Moreira 

Graduada em Psicologia e com formação em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitiva — ITC e Associação Paulista de Medicina de São Paulo- SPDM. 

.  Principais áreas de atuação: 

• Depressão 

• Ansiedade  

• Stress pós-traumático 

• Pânico  

• Dependência Química 

• Terapia de Casais/ relacionamento  

• Transtornos de Personalidade  

• Transtornos Alimentares 

• Sexualidade 

• Autoconhecimento 

.  Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo-Fcmscsp. 

Principais áreas de atuação em Neuropsicologia: 

Transtornos neurocognitivos como demência , 

Transtorno Neurocognitivo Maior, 

Transtornos amnésticos, 

Comprometimento Cognitivo Leve; 

Avaliação pré e pós-cirúrgicos, dificuldade de aprendizagem, prejuízos cognitivos decorrentes do AVC, tumores e lesões cerebrais, Traumatismo Crânio Encefálico, Dependência Química, Depressão, Epilepsia e outros; 

Transtorno do neurodesenvolvimento:  

Transtorno Espectro Autista,  

Transtorno Específico da Aprendizagem,  

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, 

Deficiência Intelectual. 

Atuação junto ao Grupo da Dor da divisão de Neurologia e Fibromialgia do Hospital das Clínicas de São Paulo e Faculdade de Medicina USP. 

Mais de 10 anos de experiência na área da saúde na divisão do Hospital das Clínicas de São Paulo-FMUSP e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo na divisão do Departamento de Neurocirurgia INESP. 

Sobre o Instituto Prata de Ortopedia e Especialidades 

O INSTITUTO PRATA DE ORTOPEDIA é muito mais que uma clínica especializada, mas sim, um verdadeiro centro médico de excelência que atende mais de 20 especialidades visando o bem-estar, comodidade e o tratamento especializado em diversas áreas da saúde. 

Apesar de ser fundado em 2019, as atividades iniciaram em 2010 em uma clínica particular em que o Dr. LUIS GUSTAVO PRATA NASCIMENTO e sua equipe já atuavam na Rua das Monções, Santo André – SP. 

O objetivo do grupo sempre foi atendimento especializado e diferenciado em ORTOPEDIA e FISIOTERAPIA, e, pela atuação com excelência, rapidamente, a estrutura ganhou espaço e notoriedade na região.  

Pelo reconhecimento, o corpo médico passou a contar com outras especialidades para concentrar, em um único lugar, especialistas renomados em diversas áreas médicas de atuação. A ideia era facilitar o acesso ao paciente e, mais do que isso, dar segurança e tranquilidade pela credibilidade já conquistada. 

O objetivo foi dar ainda mais espaço para outras especialidades e transferir o já renomado nome da clínica para profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação. 

Com isso, o nome INSTITUTO foi pensado na ampliação da clínica para diversas especialidades e passa a ter, no mesmo espaço, diversas áreas do conhecimento da saúde. 

O INSTITUTO PRATA conta com uma equipe COMPLETA de ORTOPEDIA, atendendo em todas as suas especialidades, como: OMBRO e COTOVELO, MÃO, COLUNA, ORTOPEDIA PEDIÁTRICA, QUADRIL, ONCOLOGIA, JOELHO, PÉ e TORNOZELO. 

Conta também, com reconhecidos profissionais em ENDOCRINOLOGIA, NUTRIÇÃO, ACUPUNTURA, GERIATRIA, PROCTOLOGIA, FISIOTERAPIA, RPG, PILATES, REUMATOLOGIA, EDUCAÇÃO ESPORTIVA e, mais recentemente, PSICOLOGIA.  

Sempre oferecendo soluções em atendimento de forma HUMANIZADA utilizando TÉCNICAS AVANÇADAS da medicina, com competência, ética e resolutividade. Esses são os princípios os quais norteiam o INSTITUTO PRATA. 

Fortalecimento da musculatura é uma das maneiras de evitar a artrose

O problema está acometendo também pessoas jovens. Entenda quais são os fatores de risco para desenvolver a doença. A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e

Veja Mais »

Alimentação, sol e atividade física garantem formação de ossos fortes

A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. A partir dos 45 anos vamos perdendo massa óssea. Por isso é muito importante se cuidar e praticar alguma atividade física. Convidamos o ortodontista Maurício Querido e o reumatologista Cristiano Zerbini para falar sobre os ossos. Cerca de 90% da estrutura óssea é formada até os

Veja Mais »

Especialistas dão dicas para evitar as dores no joelho

Teste simples ajuda a descobrir a condromalácia patelar. Por que os nossos joelhos doem? A saúde do joelho foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (14). O ortopedista Wilson Mello explicou porque uma lesão no joelho pode atrapalhar a vida toda. Por isso, é importante tratar. O professor de jump Jonathan Mota deu dicas

Veja Mais »

Comer de 3 em 3 horas ou fazer 3 refeições ao dia?

É mito que comer de três em três horas ajuda a emagrecer.O que importa é o tipo de alimento e não o número de refeições. Quando o assunto é alimentação, lendas e mitos entram e saem de moda. Por exemplo, o que é mais saudável: comer de três em três horas ou fazer três refeições

Veja Mais »

Como usar mochila sem prejudicar a coluna? 

Uso adequado evita problemas e os cuidados com as crianças deve ser redobrado.   A mochila é uma parte do vestuário usada por grande parte da população e que, geralmente, facilita para carregar maior quantidade de objetos e até os mais pesados, devido a sua estrutura.   Sejam as crianças com seus materiais escolares ou adultos com

Veja Mais »

O poder das atividades físicas e do treino de força na sua saúde 

Você sabe quais são os treinos de força e quais seus benefícios?  A cada dia as pessoas buscam os treinos para que possam também cuidar da saúde. Foi-se o tempo em que os exercícios físicos eram vistos apenas para manter um corpo em forma, hoje as pessoas utilizam a atividade para cuidar da mente, evitar

Veja Mais »

Contato

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER​

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar e receber nossas novidades!

Dr. Luís Gustavo Prata Nascimento
Diretor – Técnico Médico
CRM 97934

Este site foi construído de acordo com as normas técnicas ditadas pelo código de ética do Conselho Federal de Medicina. Desenvolvido por MARKETMED.